quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A arte e o hipertexto

HiperText Markup Language, o que é isso? Conhecida como HTML ou hipertexto, a linguagem utilizada na Internet serve para conectar os milhares de links na rede tanto externa quanto internamente. Atualmente, este recurso está sendo potencializado pela arte, mas não a arte tradicional, de museu, com pinturas a óleo e esculturas, não. Pensada no campo de significado e especificações da Internet, a arte aliada ao hipertexto é conhecida como web arte. A arte feita para a internet usa o ciberespaço como suporte, explorando os recursos multimídia de som, foto, animação, vídeo e imagens tridimensionais, como podemos ver abaixo:




Guto Nóbrega





Lucas Bambozzi



Jackson Pollock

Interatividade, instantaneidade e reprodutibilidade são as características principais da web arte. Com a grandeza da Internet, qualquer obra ou aplicação artística pode ser vista e copiada por milhares de pessoas em qualquer parte do mundo, podendo mostrá-la para um público muito mais amplo do que o restrito universo artístico tradicional.
Há, contudo, uma diferença a ser explicitada: uma boa parte de espaços na Internet trazem a categoria “artes” na rede para designar um trabalho artístico que existe independente da web, como uma pintura, uma escultura ou uma instalação. Neste caso, não há web arte, são apenas “sites de arte na rede Internet”. Um exemplo disso é o que vemos abaixo:



Museu do Louvre

Nenhum comentário: