segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Os Artístas da Web Arte

A experiência vivenciada no site Museam of Web Art, o MOWA é um excelente exemplo. O site consiste em um museu virtual dotado de elementos conhecidos nossos dos museus reais, tais como recepcionistas, panfletos descritivos das obras e coleções, divisão espacial das galerias, giftshop, espaço para crianças, visitas guiadas, entre outros. Através do link e do hipertexto, o visitante pode transitar livremente pelas lexias que representam as galerias e suas diversas obras, especialmente planejadas para a web.


Outro site referência é o rhizome, que permite a "artistas amadores", se assim podemos chamá-los, a se cadastrarem e exibirem suas obras. Dessa forma, o site recebe novas obras todos os dias. O rhizome se define como um site para os artistas que usam softwares, codes, websites, imagens em movimento ou browsers com fins estéticos e críticos.


Em agosto de 2002, em São Paulo, realizou-se o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, uma grande exposição que reuniu mais de cem obras selecionadas e expostas no Paço das Artes, no Sesc de Vila Mariana e no site do festival.


No cenário nacional, vale destacar o nome de Gilbertto Prado e sua obra Desertesejo, desenvolvida junta ao Programa Rumos Itaú cultural Novas Mídias. Outro nome importante é o de Giselle Beiguelman, professora de Pós-Gaduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Dentre seus trabalhos, o “egoscópio” chama a atenção.


3 comentários:

"Lucas Lima",Marcos Henrique e Geovani Costa disse...

Quais são os principais artistas da Web Arte?

"Lucas Lima",Marcos Henrique e Geovani Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gilbertto Prado e Giselle beiguelman